sábado, 4 de janeiro de 2014

UMA “BOA” EDUCAÇÃO DOS PAIS…

educação disciplinar

Princípios basilares de uma “boa” e “moderna” educação dos pais:

1º - Se alguém refilar contigo refila também, de preferência respondendo com indignação e má cara.

2º - Se te repreenderem não fiques calado, principalmente se não tiveres razão nenhuma.

3º - Se és mal-educado isso é normal, eles (professores, funcionários e cidadãos) também já foram.

4º - Se não consegues ser pontual não tem importância, os outros têm a obrigação de esperar por ti.

5º - Se faltas às aulas sem o nosso conhecimento é porque necessitaste, nós estamos cá para te desculpar e justificar todas as tuas ausências às aulas.

6º - Se mentes ou escondes “coisas” sobre a tua situação escolar podes fazê-lo, ainda és uma criança e, portanto, isso é desculpável.

7º - Se não consegues comportar-te na sala de aula não há problema, isso é próprio da tua idade.

8º - Se não queres fazer os trabalhos de casa não faz mal, os professores exageram nas tarefas e podes sempre copiar por um colega teu.

9º - Se gostas de deitar papéis para o chão ou escrever nas carteiras ou nas paredes não te inquietes, alguém vai limpar desde que não sejas tu.

10º - Se não gostas ou não queres almoçar na cantina da escola, não faz mal nós damos-te dinheiro para comeres porcarias (sandes e sumos) nos cafés das redondezas.

11º - Se no final do primeiro período letivo tiveres muitas “negativas” não há stress, receberás igualmente muitas prendas pelo natal.

12º - Se chumbares no final do ano qual é o problema, poderás sempre ir passar os fins de semana que quiseres ou miniférias com os teus amigos.

13º - Se não gostas do(a) teu(ua) professor(a) não te preocupes, arranjaremos forma dele(a) não te dar mais aulas.

14º - Se não gostas de estudar não tem mal nenhum, a família manterá a tua malandrice e os teus vícios.

15º - Se não tens horas certas para dormir não te preocupes, podes deitar-te quando quiseres pois quem define os horários és tu.

16º - Se não gostas de estar em casa qual é a dúvida, podes passar o tempo que pretenderes fora e regressares à hora que entenderes.

17º - Se gastas muito dinheiro em chamadas e sms não tens que reclamar, nós pais carregaremos o telemóvel sempre que não tiveres saldo.

18º - Se já não tens o dinheiro que te demos ontem não há problema, nós dar-te-emos mais hoje sem ser preciso justificação.

19º - Se é essa a peça de vestuário que queres pois seja, não queremos que te incomodes ou fiques chateado com estas coisas.

20º - Se és egoísta e/ou imaturo não fiques frustrado, os outros é que ainda não te entenderam.

21º - Se não queres trabalhar e preferes não fazer nada não há chatice, nós pais compreendemos isso e respeitamos as tuas opções de vida.

Por favor, não cair na tentação de pensar que estes princípios que refiro são exageros ou devaneios da minha mente. Não, os pais atuais são exatamente assim a educar os seus filhos. A única diferença entre eles é que uns aplicam todos eles, enquanto outros usam alguns.

A questão central é que nenhum dos pais devia aplicar qualquer dos princípios que descrevi, para bem da educação dos seus filhos e dos outros.

birras dos filhos

Imagens (daqui) e (daqui)