sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

HOMENAGEM EM VIDA…

P1010065

PAI001

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nunca entendi este povo português que teima em homenagear o indivíduo só depois da sua morte. Será que para nós é culturalmente doloroso reconhecer o mérito do outro quando ele ainda se encontra entre nós?

Não é claramente mais valioso para aqueles que têm uma vida pela frente recordar a demonstração pessoal e pública à pessoa que se gosta ou que se destacou pelos seus serviços prestados aos outros e à comunidade?

Na realidade pouco vale aquele que se finou a homenagem póstuma, pois ela é efémera para os que cá ficam e inútil para quem já se foi. O reconhecimento do esforço, da dedicação e do profissionalismo, no final de uma vida, não se dimensiona, sente-se.

Por tudo isto vos digo. Esta é minha homenagem a alguém que me marcou, me marca e me marcará sempre. Foi, não, ainda é, apesar de reformado, um professor dedicado, competente, honesto e que trabalhou muito e durante muitos anos para a “sua” escola.

È um professor, porque nunca se deixa de o ser, que deixou marcas nos seus alunos. Guiou-os, orientou-os, motivou-os, educou-os, ensinou-os e empurrou-os para a vida. Enfim, marcou-os. E eles reconhecem nele o professor. O seu professor, o seu amigo.

Também eu sigo o mesmo objectivo, deixar marcas nos meus alunos. Intervir positivamente nas suas personalidades e formação. Pois, não há nada pior do que passar por esta vida sem deixar obra.

Esta pessoa de que vos falo é o meu pai. Não, não se preocupem que ainda pode ser encontrado entre nós, embora de saúde debilitada. E não quero que se inquietem pois a homenagem faço-a eu. Fica aqui registada.

Obrigado pai…

Imagens pessoais

5 comentários:

  1. Muito bom texto. Sério e muito bem escrito. Parabéns.
    joao de miranda m.

    ResponderExcluir
  2. Grande homenagem!
    Tudo de bom, as melhoras do teu Pai.
    Abraço, Acácio

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post!
    Gostava igualmente de me associar à homenagem ao teu Pai!
    Um abraço do amigo para os amigos PIJAS e Pai!
    Rei dos Algarves

    ResponderExcluir
  4. É o ciclo da vida...por vezes esquecemo-nos que é assim, que vamos perdendo as forças, mas cada vez mais tenho consciencia disso...

    As melhoras para o teu Pai...

    Abraço, Pedro

    ResponderExcluir
  5. Bela homenagem...é importante que seja feita com as pessoas ainda dentro de nós...Tenho a dizer que são muito parecidos! O professor é muito parecido com o seu pai quando este era novo:)
    Eliana

    ResponderExcluir