Nunca entendi este povo português que teima em homenagear o indivíduo só depois da sua morte. Será que para nós é culturalmente doloroso reconhecer o mérito do outro quando ele ainda se encontra entre nós?
Não é claramente mais valioso para aqueles que têm uma vida pela frente recordar a demonstração pessoal e pública à pessoa que se gosta ou que se destacou pelos seus serviços prestados aos outros e à comunidade?
Na realidade pouco vale aquele que se finou a homenagem póstuma, pois ela é efémera para os que cá ficam e inútil para quem já se foi. O reconhecimento do esforço, da dedicação e do profissionalismo, no final de uma vida, não se dimensiona, sente-se.
Por tudo isto vos digo. Esta é minha homenagem a alguém que me marcou, me marca e me marcará sempre. Foi, não, ainda é, apesar de reformado, um professor dedicado, competente, honesto e que trabalhou muito e durante muitos anos para a “sua” escola.
È um professor, porque nunca se deixa de o ser, que deixou marcas nos seus alunos. Guiou-os, orientou-os, motivou-os, educou-os, ensinou-os e empurrou-os para a vida. Enfim, marcou-os. E eles reconhecem nele o professor. O seu professor, o seu amigo.
Também eu sigo o mesmo objectivo, deixar marcas nos meus alunos. Intervir positivamente nas suas personalidades e formação. Pois, não há nada pior do que passar por esta vida sem deixar obra.
Esta pessoa de que vos falo é o meu pai. Não, não se preocupem que ainda pode ser encontrado entre nós, embora de saúde debilitada. E não quero que se inquietem pois a homenagem faço-a eu. Fica aqui registada.
Obrigado pai…
Imagens pessoais
Muito bom texto. Sério e muito bem escrito. Parabéns.
ResponderExcluirjoao de miranda m.
Grande homenagem!
ResponderExcluirTudo de bom, as melhoras do teu Pai.
Abraço, Acácio
Parabéns pelo post!
ResponderExcluirGostava igualmente de me associar à homenagem ao teu Pai!
Um abraço do amigo para os amigos PIJAS e Pai!
Rei dos Algarves
É o ciclo da vida...por vezes esquecemo-nos que é assim, que vamos perdendo as forças, mas cada vez mais tenho consciencia disso...
ResponderExcluirAs melhoras para o teu Pai...
Abraço, Pedro
Bela homenagem...é importante que seja feita com as pessoas ainda dentro de nós...Tenho a dizer que são muito parecidos! O professor é muito parecido com o seu pai quando este era novo:)
ResponderExcluirEliana