quarta-feira, 19 de junho de 2013

OS PROFESSORES SERÃO UMAS BESTAS?…

Professor01

Estou farto destas opiniões ignorantes e difamatórias sobre os professores verbalizando o que lhes vem à cabeça sem saberem o que dizem. Para mais estar a ser continuamente ofendido e tratado como uma besta ou atrasado mental por um ministro que só consegue dizer verborreias, para além de inaceitável é, no mínimo, parvo.

Expliquem-me se souberem, quando é que um professor que fez autoavaliação no final do terceiro período na sexta-feira (07.06.2013), das 16:15 às 17:00, após um dia completo de aulas, vai ter tempo para pensar calma e ponderadamente nas avaliações finais dos seus alunos tendo os conselhos de turma de avaliação na terça-feira (11.06.2013), de manhã?

Eu respondo. Só o poderá fazer no sábado, no domingo ou na segunda-feira feriado. Muito provavelmente fá-lo-ão nesses três dias pois aquilo que os professores efetivamente não são é inconscientes, irrefletidos e aldrabões como aqueles que nos governam ou que se encontram à frente de associações patrocinadas pela tutela.

Se calhar estão a pensar, por que razão não ficam os docentes, na situação real que acima vos descrevi, das 17:00 em diante a preparar essas avaliações? De facto, não o deviam fazer pois têm tanto direito ao descanso, depois de um dia de trabalho, como qualquer outro cidadão. Mas admirem-se, pois mesmo sem qualquer retribuição monetária extraordinária eles o farão.

E o tempo para a família? Não terão os professores direito ao fim de semana como todos os trabalhadores portugueses? E quantos fins de semana passam eles a preparar aulas, a fazer testes, a corrigir testes, tarefas, trabalhos e relatórios, a realizar trabalho burocrático, etc. Muitos dirão: ”Mas isso é o dever deles.”. Eu pergunto: “Será? No fim de semana? À borla?...”.

Quer acreditem ou não, não há fim de semana nenhum que os professores não passem sem trabalhar para a escola e para os alunos. E sabem porquê? Porque eles são uns tolos sem remédio que se dedicam de alma e coração ao que fazem. E depois ainda há quem tenha a lata de criticar ou falar o que quer que seja sobre os docentes. Tenham vergonha, pois tudo aquilo que são devem-no aos vossos professores. Eu sei que a memória é curta e o povo é ingrato.

Para além disto tudo, não é que o presidente das associações de encarregados de educação - Confap (Jorge Ascensão) ainda me pede para eu fazer greve ao fim de semana? Se calhar era o que eu devia fazer, mas prefiro trabalhar sem receber um tostão. É absolutamente claro que esta personagem não sabe do que fala e em vez de estar contra os professores devia ficar ao lado deles. O seu dever era estar calado pois o ministério de educação é que lhe paga do orçamento do estado aquilo que ele ganha sem merecer.

Venham mas é as 40 horas semanais que eu já trabalho muitas mais. Uma coisa eu garanto, se assim for não irei trabalhar nem mais um segundo depois das oito horas diárias, pois nem sequer ganho pelas que faço a mais. Chega de me dedicar feito tolo e não ser reconhecido. Também não quero ser mal tratado e mal visto por todos aqueles que ainda não entenderam a importância da minha profissão.

E não se esqueçam, a escola continua aberta para quem ainda não aprendeu, para quem fala sem saber e para quem não tem educação…

funcionario burro

Imagens: (daqui) e (daqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário