segunda-feira, 12 de julho de 2010

A GRANDE BOLONHESA…

pizza

universidade

A pizza cozinhada pelas instituições universitárias e firmada pelo acordo de Bolonha, só podia resultar numa bolonhesa e do tipo familiar.

Realmente tudo se assemelha, dividir a pizza em fatias e reparti-la para que todos possam comer o dinheiro das famílias que têm os filhos a estudar no ensino superior, mas a qualidade que se lixe.

Onde já se viu transformar licenciaturas de cinco anos em quatro ou três? E licenciaturas com mestrado integrado com duração de quatro, cinco ou seis anos, conforme os cursos?

Como é possível agora alguém tirar em cinco anos uma licenciatura com mestrado integrado, ou seja, um mestrado, quando antes deste cozinhado de Bolonha se demorava sete?

Gostava que alguém me explicasse como pode aprender um aluno em três anos, aquilo que dantes se aprendia em cinco. É lógico que não o pode fazer. O que acontece é que estes alunos saem dos institutos e faculdades muito mal preparados. Em suma, a saberem muito pouco.

E, por favor, não me venham dizer que isto não é facilitismo. Isto parece-se com um sistema de produção industrial de pizzas, de um lado entra aluno e do outro sai licenciatura do 1º ciclo, em três anos (seis semestres). Fácil e rápido, é só entrar alunos que saem pizzas. E o dinheiro sempre a entrar e a circular.

As instituições de ensino superior viraram pizzarias com catálogos de cursos. Pagando é muito rápido, em três anos estão todos aviados com uma pizza, digo, curso nas mãos.

Imagem (daqui) e (daqui)

2 comentários:

  1. Para não falar do 9º ao 12º ano, que a mim me custou 3 aninhos e agora é um instantinho...é tudo para as estatisticas...para parecer-mos um País evoluido e moderno. Acontece que até temos muitos bons profissionais, mas o que faz um bom profissional, não é um mestrado seja ele em 3 ou 8 anos, é um curriculum com a experiência de anos...

    Abraço, Pedro

    ResponderExcluir
  2. Anabela Soares Silva13 de julho de 2010 às 17:15

    Vejo bem essa realidade porque já dei explicações no secundário a alunos que agora já estão a terminar o mestrado integrado. E têm 22 ou 23 anos! Eu já tenho 9 anos de ensino superior - 5 de licenciatura, 2 de especialização em Educação Especial e mais 2 em mestrado. Hoje em dia, estes miúdos constroem um currículo recheado de cursos em pouco tempo, mas se os puserem a produzir e a trabalhar, de certeza que a coisa corre mal.

    ResponderExcluir