quinta-feira, 25 de novembro de 2010

UM CURSO CNO, POR FAVOR…

Caldo Knorr

Os centros de novas oportunidades (CNO) são o espelho da aldrabice e da falsidade da política deste ministério de educação, e consequentemente, da rebaldaria socrática.

A ideia de proporcionar às pessoas, num período de tempo inferior ao normal, mais qualificações académicas do que aquelas que possuem é ridícula e desonesta.

Os alunos do ensino regular já perguntam: “Então nos CNO’s pode-se tirar o 9º ano, em poucos meses, tendo o 6º ou menos? E, eu tenho que andar a estudar durante três anos para concluir o ensino básico? Realizando ainda exames nacionais a Português e a Matemática?”.

Todos nós sabemos que o conhecimento se constrói lenta e gradualmente e não surge por geração espontânea. A formação não deve basear-se no princípio: “Entra porco e sai chouriço”. Muito menos deverá funcionar como uma linha de produção onde entra chouriço e sai porco.

Os centros de novas oportunidades não deviam certificar pessoas como quem empilha paletes, só interessando o número. Mesmo que a tutela obrigue a cotas para se cumprir objectivos. Tudo isto tem uma consequência grave: a promoção da mediocridade e do facilitismo, não propiciando mais-valias de nenhuma espécie a quem usa e abusa desta “formação”.

Se, pela adesão massiva das pessoas aos centros, alguém possa pensar que estamos no caminho certo, engana-se. Atribuir diplomas de cursos indiscriminadamente melhora as estatísticas das qualificações dos portugueses, mas não lhes acresce nada. Cria sim, falsos cultos e falsa sabedoria.

Não critico quem recorre às novas oportunidades, pois apenas reage à oportunidade criada. Muito menos quero beliscar ou questionar a integridade de quem trabalha ou forma nestes centros. Mas acho que esta vergonha tem que acabar rapidamente.

Sempre disse que, o CNO se devia chamar de KNORR, como os caldos. Porque os cursos funcionam como sopas, fáceis e rápidos. Basta colocar água quente num recipiente, um caldo KNORR e temos um curso pronto. Uma sopa à Pinto de Sousa em quatro meses, quentinha e sempre a sair…

Imagem (daqui)

2 comentários:

  1. Sabes bem que os cursos ou a formação oferecida pelos CNOs (e a palavra «oferecida» é aqui usada intencionalmente= serve apenas para enganar os tolos de Bruxelas que analisam o nosso nível de educação e instrução. Ninguém aprende a escrever melhor ou a saber matemática ou história em tão pouco tempo. Dizes bem: é preciso tempo e trabalho contínuo.

    ResponderExcluir
  2. "Ridículo" é alguém falar, sem saber realmente como as coisas funcionam!
    Dizer que "esta formação não proporciona nenhuma espécie de mais-valias", é a maior barbaridade que já ouvi! Os adultos que frequentam esta formação aprendem a escrever melhor, a ser melhores cidadãos, a manipular, pelo menos, minimamente, um computador, a ter mais auto-estima, a dar ainda mais valor a tudo por que passaram ao longo da vida... e isto, o que são então, senão mais-valias?! Acreditem que os CNO's acrescem muita coisa aos adultos que por lá passam!
    O que os alunos do ensino regular não se perguntam, é o porquê destas Novas Oportunidades! Em gerações anteriores a estas, nem toda a gente teve as oportunidades de educação que a maioria dos jovens têm hoje! Antes, não era bem assim!
    Por isso, os KNORR's são mais que simples caldos! São antes um bom prato gourmet! A autenticidade, características e ritmo de cada adulto, são sempre privilegiados!

    ResponderExcluir