sexta-feira, 19 de março de 2010

Vergonha sacerdotal…

Padre_Filhos Nunca como agora me convenço que o celibato na igreja católica apostólica romana é uma idiotice e já não convence ninguém, nem mesmo os mais beatos. A estes, o medo fá-los calar pois o desejo do reino dos céus é mais forte.

Querer fazer-nos acreditar que um sacerdote deve apenas amor a Deus, não o podendo dividir com uma companheira ou com os seus filhos é contra natura para ele e perpetua a secundarização do papel da mulher, tão profusamente difundido pela igreja ao longo dos tempos.

Não consigo perceber a teimosia da hierarquia eclesiástica, preferindo continuar a assistir às promiscuidades de padres, bispos e cardeais envolvidos com mulheres (criadas, voluntárias ou amigas) ou com homens (menores ou não), julgando talvez que os seus fiéis não acreditem em tais actos. Errado.

Ainda para mais, quantos de nós não conhecemos ou ouvimos falar dos filhos inocentes resultantes dessas devassas a quem rotulam de afilhados ou sobrinhos?

Quando é que a estrutura da igreja decide reconhecer este estado de coisas e acabar com toda esta vergonha e falsos moralismos? Ou é preferível continuar a assistir ao abandono de uma vocação por sacerdotes que genuinamente optam pelo amor a uma mulher?

A igreja continua em crise porque não se moderniza, porque é excessivamente dogmática e porque sempre achou que para se afirmar tinha que criar roturas e diferenças com outros pensamentos religiosos.

Imagem adaptada (daqui)

3 comentários:

  1. É mesmo, catano! Se a paneleirage pode casar, porque é que os padres não podem? Ou podem e não querem, só para poderem andar na fossanguice? Cá por mim, estou-me marimbando se eles casam ou não. Casados ou celibatários, pra mim está tudo bem. O que importa é se se sentem bem assim ou não... Eu, por exemplo, preferia ter sido proibido de casar. Se tivesse sido proibido, não teria que responder por tamanha asneira...
    joao de miranda m.

    ResponderExcluir
  2. a igreja continua em crise pq é um negócio que já muitos toparam. É mais uma ou duas gerações para acabar de vez com esses ladrões...

    Pedro

    ResponderExcluir