domingo, 7 de março de 2010

Fui gamado…

gamado Senti-me gamado. Não, fui roubado. Podia ter evitado? Sim. Foi grave? Não, porque não estiveram envolvidos bens materiais de valor.

Mas, perguntam vocês. Afinal qual é o motivo para tanta indignação?

Então aqui vai. Viajava na A1 de sul para norte e resolvi parar numa área de serviço. A hora do lanche obrigava a degustar algo e não hesitei. Aproveitei para esticar as pernas e relaxar um pouco.

Na zona de self-service retirei uma sanduíche de queijo e uma coca-cola de 50 cl. Quando fui pagar fiquei burro: 2,80€ pela sanduíche e 2,65€ custava a coca-cola. Não queria acreditar no que ia pagar. Estão a imaginar 5,45€ pelos dois artigos. Só não os devolvi por pudor e também por necessidade de enganar o estômago até chegar a casa.

Perguntam os meus caros leitores. Mas já não sabias, há muito tempo, que os preços nas áreas de serviço nas nossas auto-estradas são elevadíssimos? Eu respondo-vos que sim. A diferença é que hoje fiquei agastado demais. E eu pergunto. Se os meus amigos já sabiam disto há tanto tempo como eu, porque é que não reclamam ou não se indignam?

Estes senhores da empresa Áreas Portugal S.A. praticam os preços que querem e ninguém diz nada. O estado, que nos devia defender, olha para o lado e nem sequer fiscaliza os preços dos produtos que lá se vendem. As margens de lucro são desmesuradas e tudo continua na mesma.

São milhares aqueles que circulam pelas nossas auto-estradas e não estou a vê-los a trazerem de casa o lanchinho para não serem espoliados quando recorrem aqueles serviços. Ou acham que sim?

Se utilizamos as vias rodoviárias portajadas devemos pagar pela sua utilização. Concordo, mas cuidado com os exageros. Se abastecemos nessas vias, pagamos o combustível mais caro. Neste caso, já acho que nos estão a meter a mão no bolso. Mas, cobrar preços escandalosos em produtos alimentares é gamanço descarado. Tenham vergonha e não explorem o pessoal.

Isto merecia era um levantamento popular…

Imagem (daqui)

4 comentários:

  1. Se os meus amigos já sabiam disto há tanto tempo como eu, porque é que não reclamam ou não se indignam?

    Ai, ai, ai... então e tu reclamás-te? Sempre, mas sempre foi assim desde que me lembro de andar de carro...Aí só uso o wc, mai nada...

    Cumprs, Pedro

    ResponderExcluir
  2. Façam como eu:

    Encaro sempre uma viagem pela auto-estrada como se de um piquenique se tratasse, i. é, cesta com comidinha e bebida na mala do carro.

    Aproveitemos enquanto não nos cobram o acento nos banquinhos e mesinhas de madeira que, por enquanto, nos oferecem.

    Jorge Henriques

    ResponderExcluir
  3. É, de facto, um escândalo. Mas não é só nas áreas e serviço. Uma mulher da limpeza cobrou-me 75 euros por um dia de trabalho mal feito. A Cãmara Municipal da minha terra está a cobrar a todos os munícipes 306 euros pelo serviço de esgotos e nada faz para ligar os canos às nossas fossas. A ligação tem que ser obrigatoriamente feita por nós e custa outro tanto, ou mais. E todos sabemos que a instalação dos serviços de saneamento provém do orçamento geral do estado, mas eles sabem que a maioria de nós é inculta e desatenta. É uma cambada de tesos esganados por dinheiro... é o que é.

    ResponderExcluir
  4. Do alto do Castelo altaneiro de Mourisca do Vouga, subscrevo com toda a naturalidade...
    Um abraço

    ResponderExcluir