quarta-feira, 31 de março de 2010

A gestão da ignorância…

orgulho_e_ignorancia Saber gerir a ignorância do povo sempre foi e sempre será a fórmula ideal de exercer e de controlar o poder, quer ele seja religioso, económico ou político. Quanto mais ignorante for a pessoa mais fácil será controlá-la e manipulá-la.

A história da humanidade assenta nessa premissa e o ignorante só a espaços reage e a história muda. Desde sempre o homem mais instruído sabia como influenciar e manipular os outros, levando há aceitação do seu poder.

O poder pelas armas existe e exerce o seu domínio sobre o oprimido, ignorante ou não, até ao momento em que os mais instruídos o consigam neutralizar ou o ignorante se revolte e atire o peito às balas por motivações que não domina.

Nunca como agora, a manipulação da ignorância dos outros serve na perfeição para a manutenção do estado das coisas. Tudo se deteriora e se desmorona à nossa volta e os tolos assistem sem moverem uma palha. Eles, os espertos, continuam a exercer o seu poder de forma descarada e ostensiva, pois enquanto a ignorância se mantiver, eles dominarão e enriquecerão.

O segredo da evolução das mentalidades está na informação e no conhecimento. As sociedades modernas evoluídas e justas, como as nórdicas, baseiam o seu sucesso no combate à ignorância. Um indivíduo informado e bem formado é mais útil e produtivo à sociedade. A partilha do conhecimento funciona como motor do saber individual. Duvidam disto?

Imagem (daqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário