terça-feira, 8 de junho de 2010

Tudo desigual na avaliação…

confusao_s

Este sistema de avaliação, que temos em Portugal, está ultrapassado e caduco. Ninguém se entende e a misturada é enorme. Critérios de uniformidade, não existem. A trapalhada impera e a desordem abunda.

Não se admite que a classificação dos instrumentos de avaliação venha expressa em níveis qualitativos de insatisfaz, satisfaz, satisfaz bem e satisfaz muito bem, no 2º ciclo e insuficiente, suficiente, bom e muito bom para o 1º, 3º ciclo e secundário. E quando acrescentam graduações intermédias de mais ou menos nestas escalas? O problema agrava-se imenso porque isto não é igual em todas as escolas!...

Por outro lado, também não se percebe que a classificação quantitativa, particularmente nos finais de período, não exista no 1º ciclo, surja numa escala por níveis (de 1 a 5) no 2º e 3º ciclo e por valores (de 0 a 20) no secundário.

A balbúrdia aumenta quando se tem de converter classificações qualitativas a quantitativas, pois, de escola para escola, também não há uniformidade de critérios. Embora, na generalidade, considere que existe bom senso na classe docente quando avaliam os seus alunos, todos sentem dificuldades em entenderem-se nesta confusão.

Estão a imaginar as dificuldades dos pais e encarregados de educação em interpretar as informações dos seus educandos? E quando se tratam de alunos que frequentaram o 9º ano e que agora estão no 10º? Neste caso, é uma barafunda. Alunos a adaptarem-se a um sistema novo e diferente e os pais a tentarem compreender como tudo funciona.

Para mim, o ideal seria utilizar uma escala única nos diferentes graus de ensino. Podia, por exemplo, ser tudo expresso em percentagem (de 0 a 100%), sem menção qualitativa, os testes de avaliação formativos e sumativos, as avaliações finais do período, independentemente do grau de ensino. Até as classificações finais de todas as disciplinas, as classificações de exame e as classificações para efeitos de candidatura também.

É um processo prático e objectivo, não acham? Se não gostam desta sugestão, então proponham outra mas uniforme… Eu estou farto desta desigualdade.

Imagem (daqui)

4 comentários:

  1. Anabela Soares Silva8 de junho de 2010 às 21:19

    Acrescento ainda a avaliação dos formandos (e professores!!) que agora emprega uma escala de 0 a 10, sendo este valor máximo correspondente a Excelente. Realmente não há unifomidade, o que está mal, mas este facto tem tudo a ver com o carácter português: a cada cabeça, sua sentença!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Só uma ideia para baralhar mais...
    As classificações do tipo insatisfaz, satisfaz, etc.. são quantitativas...
    Elas obedecem a uma escala...
    Qualquer escala é, por definição, quantitativa...
    A quantidade não tem de ser expressa em números...
    É só a minha ideia...

    ResponderExcluir
  4. José Cruz
    É a tua ideia e está certa.
    Também os números podem representar graus de qualidade. 40ªC é mau. É quente. -10ºC também é mau... é frio como o c.
    Grau 8 de Richter é um terramoto fod...
    Um vinho de 14 graus é bom.
    90/60/90 é uma gaja podre de boaaa...

    Bom post do autor do blog. É mais uma das incongruências do sistema que temos.

    ResponderExcluir